Alguns alunos que deixam de fazer aula por um período comentam: “ Nossa, parece que estou enferrujado novamente. ” Vamos entender o que acontece no período em que você fica parado, sem fazer exercícios.
Ao realizarmos os exercícios de alongamento com o método Pilates, vemos uma melhora na própria série que está sendo executada. Quando mantemos uma frequência de 2 a 3 vezes na semana, os ganhos são maiores.
É como se fosse um tabuleiro, quando você faz alongamentos, você avança 4 casas, quando fica em repouso, volta 2 casas. Ao chegar sua próxima aula (depois de 2 ou 3 dias de descanso) avançamos novamente 4 casas. Em médio prazo, teremos um ganho considerável. Vale lembrar que a individualidade de cada um também influencia (idade, alimentação, hidratação), além da frequência com que se treina.
Depois de termos ganho, por exemplo, os benefícios de 6 meses de treinamento, fazendo aula 2 vezes por semana. E você para de fazer exercícios por 1 semana, o seu corpo irá voltar algumas casas para trás, como falado antes. Mas existe uma memória nos músculos e neurônios, que permitem uma rápida readaptação ao exercício, fazendo com que você recupere o que se perdeu nesse período de pausa, em poucas sessões de treinamento.
Portanto, o que provavelmente o aluno sente ao retornar às aulas é sim, uma rigidez que já não sentia quando estava em frequente atividade. Mas uma falsa sensação de ter regredido tudo novamente.
Então não se preocupe, mantenha uma ótima frequência, e quando tirar férias, não deixe seu corpo sem o hábito de exercícios.