Você irá entender sobre a importância da precisão nos exercícios de Pilates.
Ao contrário da musculação, os exercícios do Pilates são praticados em menores repetições e com uma carga de peso mais “leve”, pois utiliza o peso do próprio corpo e a resistência das molas no lugar das barras e aparelhos das academias.
A precisão é um dos princípios do método Pilates, e ela está intimamente ligada à qualidade e execução fiel do movimento. No entanto a precisão no pilates vai muito além de repetir os movimentos um atrás do outro, ela requer completa integração dos músculos, concentração e respiração corretas. Exercícios executados de forma precisa também propiciam um melhor e correto trabalho da musculatura envolvida, refinando o movimento e garantindo a não execução de compensações posturais.
Porque a qualidade importa?
De nada adianta repetir diversas vezes um exercício com uma carga enorme de peso se ele estiver sendo realizado de forma errada. O máximo que você vai conseguir é uma lesão, além de prejudicar o seu corpo.
No pilates é possível sentir o trabalho de forma mais profunda, tanto nos músculos, quanto na postura e na respiração. Pequenos detalhes podem fazer toda diferença para conseguir executar um exercício e, até mesmo, sentir os resultados do Pilates.
Além disso, a precisão permite que você tenha mais consciência do seu corpo e sinta os músculos sendo melhores trabalhados. Com isso, os alunos ficam mais satisfeitos e os benefícios do Pilates são mais notados!
Então fica a dica, para aquelas pessoas que querem praticar uma atividade física intensa mas com qualidade e segurança, o Pilates é uma ótima opção.
“Poucos movimentos bem feitos, realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.” Joseph Pilates