Atualmente, os casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral), tem aumentado significativamente, visto que o estilo de vida da população mundial tem sofrido mudanças no decorrer dos anos. Entre suas sequelas, a maior se apresenta como a incapacidade neurológica, dependente de cuidados de reabilitação.
O AVC é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, podendo provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. Os sinais clínicos desta patologia incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, de linguagem, podendo variar de acordo com o local e extensão exata da lesão.
O AVC pode ser de dois tipos:
- AVC Isquêmico: causado por falta de circulação numa área do cérebro provocada por obstrução de uma ou mais artérias.
- AVC Hemorrágico: ocorre devido ao sangramento cerebral provocado pelo rompimento de um vaso sanguíneo.
As principais sequelas de origem do AVC são os déficits neurológicos que podem refletir em todo o corpo, uni ou bilateralmente, dependendo da localização e do tamanho da lesão cerebral. Também pode apresentar como sinais e sintomas perda do controle voluntário em relação aos movimentos motores, sendo a disfunção motora mais comum.
A hemiplegia (sem movimento), hemiparesia (sem sensibilidade) ou fraqueza em um dos lados do corpo é outro sinal, assim ao nível das funções neuromusculares, motora, sensorial, perceptiva e cognitiva / comportamental serão comprometidas. E devido a esse problema a pessoa não conseguirá usar vários padrões normais de postura e de movimento, que lhe permitem fazer transferência, rolar, sentar-se, levantar-se, manter se de pé, andar, realizar atividades da vida diária e outras atividades funcionais.
O método Pilates é importante para o tratamento dos pacientes que tiveram AVC pois possui inúmeros benefícios, dentre eles sua prática, que contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora, trabalhando o corpo e a mente juntos. E além disso faz com que a pessoa ultrapasse seus próprios limites.
Os Benefícios do Pilates:
- Diminui os efeitos das alterações do tônus muscular
- Ganho de força global
- Ganho de Amplitude de Movimento no hemicorpo afetado e manutenção nas demais articulações
- Melhora da consciência corporal e do alinhamento postural
- Facilitação nas trocas posturais
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico
- Melhora da marcha
- Melhorar as funções nas atividades de vida diária
O método se baseia em teorias de controle motor e técnicas de conscientização corporal. Por isso sua prática, favorece o fortalecimento e o alongamento dos músculos, aumentando a mobilidade das articulações com movimentos realizados sem pressa e com controle.
Muitas pessoas que tiveram AVC encontram no Pilates um grande aliado, pois através da prática, o equilíbrio corporal é reconstituído e permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas seja novamente restabelecida.