Pilates é indicado para hérnia de disco

Você já parou pra pensar no tanto que usamos nossa coluna? Durante o dia fazemos mais de mil movimentos de flexão, extensão e rotação da coluna.

Em todas as atividades diárias estamos movimentando nossa coluna, até mesmo dormindo. Segundo a OMS ( Organização Mundial de Saúde), 80% da população mundial sofrem ou já sofreram com dores na coluna. Desses, 40% apresentam o diagnóstico de Hérnia Discal. A maior parte atinge indivíduos entre 30 e 60 anos, sendo na maioria homens. Nos dias atuais, com o grande avanço da tecnologia, esses números estão crescendo. Basta observarmos as posturas utilizadas no uso de celular, tablets, notebook e vídeo game, e em sua maioria as pessoas adotam posições inadequadas o que aumenta a incidência da patologia. Além do avanço tecnológico, temos o sedentarismo, obesidade, transporte de cargas muito pesadas e má conduta durante as atividades físicas que podem também causar a hérnia de disco.

A coluna vertebral é dividida em quatro segmentos:

  • Coluna Cervical (com 7 vértebras)
  • Coluna Torácica (com 12 vértebras)
  • Coluna Lombar (com 5 vértebras)
  • Sacro (mais 5 vértebras que são fundidas)
  • A coluna vertebral tem a finalidade de proteger os nervos que se iniciam no cérebro e descem pelas costas, constituindo a chamada medula espinhal. E entre as vértebras estão os discos intervertebrais que tem a função de amortecer o impacto e dar mobilidade à coluna. Quando há um grande desgaste do disco intervertebral pode ocorrer um deslocamento da parte interna do disco para fora do lugar causando assim a hérnia de disco. A hérnia aparece mais nas regiões cervical e lombar; cervical por ter grande mobilidade e a lombar por suportar grande sobrecarga.

Os sintomas mais comuns da hérnia de disco são:

  • Dor por Irradiação
  • Formigamento
  • Parestesia (alteração da sensibilidade)
  • Perda de força muscular

Cada vez mais os médicos ortopedistas estão indicando o método Pilates como tratamento da hérnia de disco para alívio das dores. A melhora dos sintomas inicia-se a partir do princípio de estabilização da coluna por meio da respiração associada à contração do Powerhouse ( músculos profundos do abdômen e de toda região do quadril responsável, pelo suporte da coluna lombar). Durante o tratamento com o Método Pilates ocorre melhora da mobilidade da coluna fazendo com que as articulações movimentem-se, mantendo elas saudáveis. O fortalecimento e o alongamento ajudam a aumentar a proteção dos discos intervertebrais e o alinhamento postural. Tendo assim um realinhamento da postura, redistribuição adequada da carga de peso do corpo, e desta forma o reequilíbrio muscular. Desta forma os sintomas melhoram e assim com a diminuição da dor o indivíduo retorna a prática das AVD’s assim como atividades físicas e profissionais de uma forma segura.

Com a prática do método, o aluno aprende a ter consciência corporal, aprendendo a realizar a contração da musculatura estabilizadora da coluna e obtendo uma melhor postura, pois o Pilates aplicado a hérnia de disco promove o alinhamento da postura adequada, desta evitando uma crise de dor. A prática deve ser contínua para que não ocorram crises, mantendo assim a qualidade de vida, sem dor e sem limitação de movimentos.

Domo Pilates - Estúdio de Pilates em São Bernardo do Campo

Domo Pilates Studio foi criado para proporcionar qualidade de atendimento em um ambiente confortável, seguro, climatizado e com a melhor localização de São Bernardo do Campo.

Contato

Estamos prontos para tirar suas dúvidas e orientar-lhe sobre qualquer assunto relacionado à Pilates e ao nosso estúdio. Entre em contato o quanto antes.

WhatsApp

+55 (11) 97273-2321

Endereço

Rua José Versolato, 111
Torre B - SALA 2508
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09750-730

Rolar para cima