Com certeza esta é uma grande dúvida para muitas pessoas. Sendo elas praticantes ou não do método muitos não sabem a resposta a essa pergunta.
Quem já viu fotos do criador do método, Joseph Pilates, não deveria ter dúvida sobre tal assunto.
Podemos notar a definição corporal do mestre mesmo em idade avançada.
O método Pilates tem alguns objetivos que se baseiam em seus 6 princípios: concentração, ativação do power-house, fluidez, respiração, precisão e controle.
Se o Joseph Pilates era hipertrofiado, porque não vemos esse resultado na atualidade?
Um dos pontos principais é a frequência em que o método é praticado. Pilates dizia que era necessário praticar 4 vezes por semana. Hoje em dia a maioria dos alunos faz 2 vezes por semana.
Outro ponto fundamental é a resistência utilizada. Cada aluno tem sua individualidade, mas se você desejar hipertrofia terá que pegar ainda mais pesado. Vencendo toda a estabilidade e controle que o método exige e ainda acrescentar resistências com as molas muito fortes. O que exige um conhecimento ótimo dos exercícios, ou seja, você já precisa ser um aluno com um bom tempo de prática.
Então a hipertrofia praticando Pilates pode ser sim alcançada. Você não chegará a se tornar um “Body Builder”, mas seu corpo poderá ganhar muita massa muscular, desde que você controle todos os princípios do método, realize com uma ótima frequência e vença grandes resistências.