Pilates de Solo ou Pilates de Aparelhos?

Joseph Pilates foi um grande criador. Além do Método em si, criou os aparelhos que hoje são popularmente conhecidos dentro dos Studios de Pilates. Criou acessórios para auxiliar nos exercícios, e outras máquinas também, como uma cama, bem diferente das camas que dormimos hoje.

Pilates de Solo

O método teve início com os exercícios de solo. Em 1945, Pilates descreve no seu livro ‘Return to life Through Contrology’ uma lista de 34 exercícios, os mais queridos por ele.

As possibilidades de exercícios são inúmeras, podem evoluir-se para exercícios bem complexos, respeitando o nível e capacidades dos alunos, obviamente.

Hoje o Pilates de Solo pode ser encontrado em academias, onde a prática coletiva é comum.

Aqui a resistência é o próprio peso corporal e uma ótima coordenação motora é necessária para sua execução.

Alguns acessórios podem ser usados para obter maior variedade de exercícios. As bolas suíças, Tonning Balls, Magic Circle, e faixas elásticas são os mais encontrados (alguns deles não são do método original – fique atento às próximas matérias do nosso blog para saber mais). Também neste caso, o ideal é que o Instrutor saiba das capacidades de seus alunos, devendo adaptar a aula individualmente com adaptações dos movimentos e de repetições, se assim for necessário.

Exercício de solo, executado por Joseph Pilates

 

Pilates de Aparelhos

Na maioria dos Studios de Pilates atuais encontram-se 4 aparelhos ‘originais’ para a prática do método. O Cadillac, Reformer, Wunda Chair e o Ladder Barrel são os clássicos. Estes obviamente ganharam algumas aprimorações com o decorrer dos anos.

Além de ter trazido uma infinidade de possibilidades de exercícios, aumentou-se potencialmente o Método Pilates com o acréscimo dos aparelhos.

Os aparelhos conseguem auxiliar na execução dos movimentos, já que a mecânica deles permite levar o movimento, na maioria das vezes, em uma só direção.

As molas encontradas nos aparelhos atuam como forma de resistência. Pela sua criação inteligente, elas podem ajudar ou dificultar os exercícios.

Na foto, provavelmente, um dos primeiros Cadillac’s criados por Joseph Pilates

 

Qual escolher?

Assim como ocorre no Pilates de Solo, o mesmo ocorre com as molas dos aparelhos, que tem resistências e posicionamentos diferentes para essa adaptação individual.

O importante é entender que, o exercício pode ser o mesmo para uma ou outra pessoa, porém podem ser adaptados às capacidades ou limitações de cada aluno.

Antes de decidir qual formato você irá adotar, procure conhecer os locais, sua limpeza, manutenção e formato de trabalho dos instrutores. Assim você poderá aproveitar ao máximo todos os benefícios do Pilates de Solo ou de Pilates com Aparelhos.

Domo Pilates - Estúdio de Pilates em São Bernardo do Campo

Domo Pilates Studio foi criado para proporcionar qualidade de atendimento em um ambiente confortável, seguro, climatizado e com a melhor localização de São Bernardo do Campo.

Contato

Estamos prontos para tirar suas dúvidas e orientar-lhe sobre qualquer assunto relacionado à Pilates e ao nosso estúdio. Entre em contato o quanto antes.

WhatsApp

+55 (11) 97273-2321

Endereço

Rua José Versolato, 111
Torre B - SALA 2508
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09750-730

Rolar para cima