Descubra o que é Pilates

Pilates é um método de exercícios físicos.

Seu criador foi o alemão Joseph Hubertus Pilates (9-dez-1883 a 9-out-1967). Ele estudou, desenvolveu e aprimorou sua técnica, chamada por ele de “Contrologia”, priorizando a coordenação e equilíbrio da mente e do corpo JUNTOS. Gerando uma melhor qualidade de vida e bem-estar para aqueles que praticam o método.

Pode ser executado somente com o próprio corpo, tendo o peso corporal e a gravidade como únicas resistências, hoje conhecida como Pilates de Solo.

Existe também a forma de execução do método nos aparelhos específicos, inventados também pelo criador do , método, podendo ser encontrados nos diversos Studios de Pilates.

Princípios do Método Pilates

O método possui algumas formas de execução para obter maior efetividade, seguindo estes princípios você terá uma melhor execução e aproveitamento do método. Os seguintes pontos são considerados os mais importantes:

Respiração

Pilates enfatizava a importância de manter a circulação do sangue pura. Essa pureza é resultado de uma respiração adequada ao exercício, oxigenando o sangue e eliminando as ‘toxinas’.

Para uma respiração correta você deve inspirar e expirar completamente, procurando “espremer todos os átomos de ar impuro dos pulmões, da mesma maneira que torceria cada gota de água de um pano molhado” – como citou Joseph Pilates no seu livro Return to Life Trough Contrology, escrito em 1945.

A completa inspiração e expiração de ar estimula todos os músculos a uma atividade muito maior.

  • INSPIRAÇÃO – Preparação do movimento – ganha maior mobilidade.
  • EXPIRAÇÃO – Execução do movimento – ganha maior flexibilidade

Power House (Casa da força)

Joseph acreditava que nossos músculos abdominais seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo.

Joseph Pilates acreditava que os músculos localizados na região abdominal seriam a fonte de energia de todo o nosso corpo.

Estes músculos devem permanecer em contração isométrica (contração do músculo mantida por um determinado período de tempo) durante toda a execução dos exercícios.

Podemos alcançar uma estabilização mais eficiente da coluna a partir do treino dos músculos do ‘Power House’, alguns deles são o Transverso do Abdome, Multífidos e Períneo.

Concentração

Durante suas aulas de Pilates, os exercícios devem ser executados com atenção, pensando em quais músculos estão entrando em atividade e na melhor forma de realizar cada movimento.

Fluidez

Quem já presenciou ou realizou aulas de Pilates, sabe que os movimentos parecem leves, harmônicos e fáceis de fazer.

A fluidez é responsável por essa sensação, que seria a ideal junção de movimentos contínuos, harmoniosos e com o mesmo ritmo (ou velocidade) durante toda sua execução.

Precisão

Os movimentos devem ser precisos, sabendo onde queremos e podemos chegar. Executar contraindo os músculos corretamente, com a mente trabalhando junto, teremos movimentos mais eficientes, com maior precisão.

Controle

O controle deve vir da mente trabalhando em conjunto com o corpo.

Controle sua respiração, controle seu power-house, controle sua concentração, controle seus movimentos com fluidez e precisão.

Movimentos equilibrados, coordenados e controlados, resultarão em uma evolução constante e com baixo riscos de lesões.

Benefícios do Pilates

Através da execução dos exercícios, realizados com ótima frequência, e seguindo os princípios do método, você alcançará os seguintes benefícios:

  • Flexibilidade aprimorada
  • Aumento da Força Muscular
  • Força muscular equilibrada
  • Controle muscular aprimorado
  • Maior consciência e melhora da postura
  • Melhora da coordenação motora
  • Bem-estar mental melhorado
  • Relaxamento físico e mental
  • Diminuição do stress e tensões
  • Equilíbrio físico e mental
  • Diminuição de dores em geral, principalmente na coluna
  • Estabilização melhorada da coluna vertebral
  • Ajuda a prevenir lesões musculoesqueléticas
  • Reabilitação segura de lesões articulares e da coluna vertebral

Aproveite tudo o que o Pilates pode te oferecer!

Retorne à vida com Pilates.

Domo Pilates Studio - Estúdio de Pilates em São Bernardo do Campo (SBC) - SP

Domo Pilates Studio foi criado para proporcionar qualidade de atendimento em um ambiente confortável, seguro, climatizado na melhor localização de São Bernardo do Campo.