Idosos fazem Pilates?

Será que as pessoas da melhor idade podem praticar Pilates?

Não é de hoje que as pessoas da terceira idade estão buscando se manter mais ativas para cuidar cada vez mais da saúde. O método Pilates pode ser um grande aliado para ajudar nessa fase da vida, mantendo-os com uma vida saudável.

Os idosos tem um desgaste progressivo do metabolismo, e por isso merecem um olhar diferenciado na prática de qualquer atividade física, inclusive no Pilates.

O que poucos sabem é que muitos especialistas descrevem o Pilates como uma atividade completa, pois além de trazer diversos benefícios é essencial que a pessoa continue se exercitando na terceira idade.

A falta de cuidados e prevenção podem trazer dores, insônia, dependência de terceiros, hipertensão, diabetes, osteoporose, artrose. Sem falar dos acometimentos neurológicos, como o Alzheimer, Parkinson, derrames.

Durante o envelhecimento o organismo diminui seu metabolismo, perde massa muscular, reduz a densidade óssea, tornando assim mais vulnerável a inúmeras doenças na coluna, outras articulações e no coração. O tempo provoca mudanças não sendo apenas biológicas e físicas, mas também mentais e emocionais. É difícil manter o mesmo ritmo de vida quando o seu corpo já não o acompanha na mesma velocidade.

O método Pilates é uma das melhores alternativas para o público nessa fase da vida pois combina exercícios com baixo impacto, trabalha os músculos específicos a cada necessidade, a coordenação e o fortalecimento, além da conservação da massa muscular e condicionamento cardiovascular.

Nessa fase da vida existem diversas limitações em atividades diárias, como sentar e levantar, subir e descer escadas, amarrar um cadarço, vestir uma calça. O Pilates pode tornar essas tarefas mais fáceis de ser realizadas.

Quando o método é aplicado na terceira idade, os benefícios também são garantidos, ajudando na prevenção de diversas doenças e a ter uma vida mais saudável.

Confira mais especificamente outros benefícios para os idosos praticantes do Pilates:

  • Alívio da dor
  • Alívio do estresse
  • Prevenção de lesões
  • Melhora do reflexo
  • Melhora da mobilidade
  • Melhora do equilíbrio
  • Correção da postura
  • Fortalece o corpo
  • Prevenção de doenças e reabilitação de patologias existentes
  • Estimula a consciência corporal
  • Melhora a atenção
  • Proporciona um imenso bem estar

Praticar Pilates na terceira idade é essencial para envelhecer com saúde pois o método proporciona diversos benefícios que melhoram a vida dos praticantes.

Sendo assim, não perca tempo, corra e leve seu avô ou avó para começar a praticar com você, assim não só eles, mas você também estará garantindo diversas mudanças positivas para o seu corpo.

Mas lembre-se, na terceira idade, não é necessário esperar ter alguma patologia para começar a praticar Pilates. O importante é praticar desde já para ajudar na prevenção!

“Se aos 30 você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
(Joseph Pilates)

Domo Pilates - Estúdio de Pilates em São Bernardo do Campo

Domo Pilates Studio foi criado para proporcionar qualidade de atendimento em um ambiente confortável, seguro, climatizado e com a melhor localização de São Bernardo do Campo.

Contato

Estamos prontos para tirar suas dúvidas e orientar-lhe sobre qualquer assunto relacionado à Pilates e ao nosso estúdio. Entre em contato o quanto antes.

WhatsApp

+55 (11) 97273-2321

Endereço

Rua José Versolato, 111
Torre B - SALA 2508
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09750-730

Rolar para cima